Alimentação saudável na educação infantil
É na infância que tudo começa… e é nessa fase que as crianças começam a formar alguns dos hábitos que podem perdurar por toda a vida. Por isso, aqui na Petit Papá apostamos em adquirir bons hábitos alimentares na primeira infância, uma tarefa desafiadora para os responsáveis e cuidadores.
A primeira infância refere-se aos seis primeiros anos de vida do indivíduo, fase em que acontece o maior processo de aprendizagem. E é por isto que incentivar a alimentação saudável neste comecinho de vida é um dos melhores investimentos na formação de uma pessoa.
A coordenadora dos bancos de leite do Distrito Federal e especialista no assunto, a pediatra Miriam Santos, explica que a alimentação saudável começa antes do nascer da criança, e diz: “Na gestação, a criança já entra em contato com a alimentação da mãe e, por isso, é preciso que ela tenha bons hábitos”.
Lembrando que nos primeiros meses de vida, os bebês devem alimentar-se exclusivamente de leite materno. Mas, assim que começa a introdução alimentar, após os 6 meses, é essencial estimular o consumo de comidas saudáveis, aquela comida "de verdade", e uma rotina de refeições. Isso certamente fará a diferença na formação de bons hábitos das crianças.
Separamos algumas dicas de mamães e dividimos aqui no nosso Petit Blog:
- envolver as crianças no preparo das refeições;
- fazer refeições em um local adequado, próximo à família;
- criar uma boa composição dos principais grupos alimentares;
- montar o prato com alimentos bem coloridos despertando a atenção dos pequenos;
- varias os cortes e modo de preparo dos alimentos;
- usar utensílios apropriados para os Petiticos;
- criar um ambiente divertido, feliz, que criem boas memórias;
- evitar produtos ultra processados;
- inserir alimentos naturais e orgânicos (livres de agrotóxicos) sempre que possível;
- ser um exemplo, alimentar-se junto sempre que possível;
Sabemos que fazer todas estas tarefas é um grande desafio e pode não ser tão fácil quanto parece. As demandas do dia a dia parecem estar dobradas, a quantidade de ofertas de comidas não saudáveis disponíveis no mercado é vasta e de fácil acesso,
Gostou do texto? Então compartilhe e comente. ❤️