Lancheira sem trabalhão
No dia-a-dia, nossa mente trava no sanduíche de queijo com peito de peru e um suco, não é mesmo? Mas, com planejamento ideias e com a Petit Papá é possível montar muitas opções de lanches.
Um dos temas mais procurados e temidos pelas mães em nosso consultório e rodas de conversa são os famosos lanches e lancheiras. Podem acreditar. Dizem faltar planejamento, criatividade, ideias, tempo e afins. O grande problema é que acabamos caindo nos famosos e práticos pacotinhos e caixinhas que muitas vezes nos enganam com suas embalagens persuasivas, ou nos rendemos à cantina da escola que nem sempre oferece opções saudáveis e gostosas.
Mas calma! Há uma luz no fim do túnel!
Vamos dar algumas dicas aqui que certamente vão ajudar a deixar os lanches e lancheiras dos seus Petiticos mais saudáveis. E gostosos! Mas…. antes de tudo, tenha em mente que um lanche balanceado faz toda diferença no desempenho do seu filho. Tanto nos estudos na escola, como nas atividades extracurriculares e esportes. Portanto, cuidar disso é uma ótima pedida.
Para que um lanche seja balanceado, considere um alimento de cada grupo alimentar. Ou seja:
– um energético (carboidratos)
– um construtor (proteínas e laticínios)
– um regulador (frutas e vegetais).
Energéticos
No grupo dos energéticos, dê preferência ao carboidrato integral para que a energia seja liberada aos poucos e não forneça picos de glicose. Olha quanto carboidrato legal:
- Cereais: granolas, aveia, quinoa, linhaça, cereal matinal.
- Pãezinhos: fatias de forma, pão de fabricação própria, pão sírio e pão de queijo saudável.
- Biscoitos: tapioca, bolachas de arroz, torradinhas integrais e polvilho saudável.
- Bolinhos: muffins de banana, de cacau, laranja, fubá e cacau.
- Pipoca saudável, espiga de milho.
Proteínas
No grupo das proteínas, opte pelas carnes mais magras. E atenção aos frios que possuem muito sódio. Apenas de vez em quando, na versão light, ok? E com vocês, as proteínas:
- Laticínios: leites (vegetais tb), iogurtes, queijinhos.
- Proteína animal: peito de frango, ovos (prefira orgânicos) e peito de peru light.
- Proteína vegetal: edamame, amendoim, castanhas, amêndoas, sementes de abóbora, girassol.
Reguladores
E quando falamos nos alimentos reguladores, importante dizer que não precisa da fruta in natura, pode ser ela em outros formatos. Olha quanta variedade boa:
- Frutas frescas: banana, abacaxi, abacate, maçã, pera, melancia, kiwi, pêssego, caqui, melão, etc.
- Frutas secas, liofilizadas, barrinhas ou os chips de frutas.
- Geleias de frutas, frutas congeladas e sucos de frutas.
- Vegetais: palitos de cenoura, cenourinha baby, tomatinho cereja.
- Água de coco.
Combinando os alimentos citados acima, conseguimos muitas variações criativas e saudáveis.
Dicas!
Outro ponto legal para citar, é que muitas receitas podem ser produzidas e congeladas individualmente, depois é só retirar do freezer no dia anterior a montagem da lancheira. Isso pode ser feito com sucos naturais, bolinhos saudáveis, pães de queijo e muito mais.
Outra dica bem legal, é misturar nas suas composições alguns alimentos industrializados do bem, ou seja, alimentos produzidos com ingredientes de melhor qualidade, sem conservante e aromatizante. Hoje em dia tem muitas opções dessa categoria disponíveis no mercado. Comidinhas e bebidinhas. Para se certificar de que são saudáveis mesmo, olhe o rótulo com lupa. Clique aqui neste post que tem todas as dicas para entender a embalagem dos produtos.
Vale super a pena ter recipientes adequados para enviar alguns alimentos como:
Copos térmicos para enviar iogurte;
Garrafinhas térmicas para as bebidas;
Bolsinha de gelo em gel para manter a temperatura dos alimentos;
Potes menores para colocar as frutas picadinhas. Assim, elas oxidam menos.
Outra dica é ter alguns produtos em “embalagens minis unitárias” como: castanhas, geleia, mel, etc. Sabe aquelas que tem no café da manhã de hotel? Pois é, facilita demais o dia a dia e claro, outra coisa que ajuda é tirar um tempinho para planejar a semana